Nenhum óbito pelo novo coronavírus foi registrado em SJB
São João da Barra voltou a registrar alta nos casos de Covid-19, onde na última semana foram contabilizados 83 novos casos. Um aumento de 19 casos. Nenhum óbito foi registrado. A média diária nos últimos sete dias no fechamento da semana é de 11 casos.
Nos dois primeiros dias de julho foram contabilizados mais 26 novos casos. O município que segue investigando um óbito suspeito, contabiliza 4.376 testes positivos para a doença desde o início da pandemia, com 3.819 recuperados e 147 óbitos.
O último boletim divulgado na última sexta-feira, trouxe 18 pacientes internados, sendo nove em leitos de Unidade de Tratamento Intensiva (UTI). Aguardam resultados de exames laboratoriais 119 casos suspeitos, incluindo um óbito. Foram descartados 6.171 casos.
Junho com queda nos casos
Junho chegou ao fim com números menores da Covid-19 em São João da Barra na comparação com os três meses anteriores — março, abril e maio —, período mais crítico da pandemia no município. Além da tendência de queda em novos casos, totalizando 353, e de óbitos, 13, houve baixa também em casos suspeitos, chegando ao dia 30 com 119, e avanço significativo no número de pacientes recuperados, que foi de 785.
Em um paralelo entre junho e os meses de março — quando a escalada da pandemia começou a se consolidar e fez com que a Prefeitura decretasse lockdown — e abril, a diferença está evidente no número de novos casos: em torno de 35% a menos. Os 543 testes positivos registrados em março e os 545 em abril eram prenúncio não só de mais internações, mas também de uma elevação nos óbitos, que se confirmou em abril, com 22, e maio, mês mais letal da pandemia em São João da Barra, com 26.
A queda no número de óbitos neste mês de junho, comparado com abril de 2021, foi de 41% e em relação a maio de 50%. Esses dois meses fecharam, respectivamente, com 160 e 184 casos suspeitos aguardando resultados de exames laboratoriais, 41 e 65 a mais que os 119 de junho.
Sobre o quantitativo de pessoas recuperadas da Covid nesses quatro meses, março teve 240, abril 212 e maio 224. Ou seja: os três meses somados ficam abaixo dos 785 em junho. Isso impactou diretamente o número de casos ativos, caindo de 869 no último dia de maio para 424 em 30 de junho; 51% a menos. Em termos de altas no Hospital de Campanha Covid-19, foram 44 registradas em junho.
Novo decreto estendeu horários de atendimentos presenciais de comércios
A Prefeitura de São João da Barra prorrogou as medidas de prevenção e combate à Covid-19 até o final deste mês. O decreto publicado nesta quinta-feira, 1º, no Diário Oficial do Município (aqui), mantém as regras de distanciamento e uso obrigatório de máscaras, além da proibição de aglomerações.
Entre as alterações do novo decreto, que vale até o dia 31, está a autorização do funcionamento de estabelecimentos comerciais e de serviços para atendimento presencial entre 6h e 1h, desde que com lotação máxima limitada a 50% do espaço físico e escala de rodízio de funcionários, além de medidas de higienização do espaço.
Continuam proibidos no município: festas e eventos em geral, utilização de clubes, aulas presenciais, aglomerações em praças, praias, lagoas, rio e demais espaços e vias públicas, atividades religiosas com aglomeração em espaços públicos, consumo de bebida alcoólica em vias e espaços públicos e entrada de ônibus de viagens e vans de excursões ou eventos turísticos.
Também permanecem fechados os espaços públicos de lazer e cultura (Balneário de Atafona, Palácio Cultural Carlos Martins, Casa de Câmara e Cadeia, Cine Teatro São João, Estação das Artes Derly Machado e Espaço da Ciência).
SJB planeja retorno às aulas presenciais em agosto
O secretário municipal de Educação e Cultura de São João da Barra, Daniel Damasceno, anunciou nesta quarta-feira, 30, que o retorno das aulas presenciais na rede municipal está previsto para agosto. Segundo Damasceno, os primeiros alunos que retornarão às salas de aula serão do 8º e 9º anos, o que representa 11% do total de 9.050 alunos. Os profissionais da educação estão sendo vacinados contra a Covid-19 desde o último dia 28 e já foram aplicadas quase 700 doses.
O retorno gradativo será feito em escolas divididas por polos distritais, com unidades na sede, Atafona, Grussaí, Barcelos e no quinto distrito, com provavelmente duas unidades. De acordo com o secretário, a escolha para a volta dos alunos se deu por dois motivos: pela necessidade de finalizar essa etapa do ensino fundamental e por se tratar de alunos mais velhos, permitindo condições mais seguras para o cumprimento dos protocolos de prevenção.
A volta às aulas presenciais será opcional para os alunos, que terão a opção de manter o ensino à distância por meio da plataforma digital implantada pelo município durante a pandemia.