O vereador Jonimásio Ferreira Higino, o Mazinho da Banda (PSD), morreu na noite desta quinta-feira (10) por complicações da Covid-19. O político, que também é músico, estava internado na UTI do Hospital Plantadores de Cana, em Campos dos Goytacazes.
Mazinho deu entrada no dia 29 de maio no Hospital Municipal Manoel Carola com sintomas da Covid-19. O vereador testou positivo para novo coronavírus no dia seguinte. Na terça-feira, 1º de junho, após uma piora, que exigiu um maior esforço respiratório, os médicos entenderam que o parlamentar necessitava de acompanhamento numa Unidade de Terapia Intensiva. Desde então ele foi transferido para a UTI do Hospital dos Plantadores de Cana, sendo intubado nos primeiros dias do tratamento.
Vereador
Em cumprimento a uma determinação do Juízo da 130ª Zona Eleitoral (ZE), a Presidência da Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Francisco de Itabapoana (SFI) empossou como vereador o suplente Jonimásio Ferreira Higino, o Mazinho da Banda (SD), no lugar de Jarédio Barreto de Azevedo.
Jarédio foi afastado do cargo por 180 dias, através da 130ª ZE/SFI, em decorrência de ação penal proposta pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) por suspeita de compra de votos e falsidade documental.
A decisão não é definitiva, já que cabem recursos. A defesa do parlamentar afastado ingressou com um mandado de segurança no Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TR-RJ) para suspender a decisão de primeira instância e permitir o retorno de Jarédio ao cargo.
Mazinho, que é cantor e compositor, tem 45 anos, sendo da região de Praça João Pessoa. Ele é o primeiro suplente da Coligação Por Amor à São Francisco (SD / PMB / PT), tendo conquistado 377 votos nas eleições municipais de 2016.