Assista aos vídeos (AQUI)

Nove bebês nasceram em um intervalo de pouco mais de 12 horas na maternidade da Santa Casa de Misericórdia de São João da Barra entre quarta e quinta-feira desta semana. Os novos sanjoanenses são cinco meninas e quatro meninos — quatro de Grussaí, três da sede do município, um de Atafona e um de Barcelos. Reativada pela Prefeitura no início de 2017, a maternidade possui uma estrutura capaz de realizar 80% dos partos do município, sendo necessário o nascimento fora do município somente em casos de alta complexidade.

Foto: Divulgação

O investimento feito na maternidade permitiu que Vanessa Machado, 39 anos, mãe de uma menina de 15 anos e de um menino de 11, ambos nascidos na vizinha Campos dos Goytacazes, pudesse escolher o hospital do próprio município para dar à luz. Foi na maternidade da Santa Casa que veio ao mundo Ester, a mais nova integrante da família de Grussaí.

— O serviço na Santa Casa está muito humanizado e diferenciado, com excelentes profissionais e toda a estrutura necessária para quem necessita. Fico feliz e me sinto segura em saber que em minha cidade temos as melhores condições de atendimento com uma saúde que é levada a sério — exaltou Vanessa, que há 16 anos trabalhou na Santa Casa como auxiliar de enfermagem.

A estrutura elogiada por Vanessa inclui um centro cirúrgico equipado de acordo com os padrões estabelecidos pelo Ministério da Saúde e equipamentos que atendem, inclusive, alguns casos de complexidade. As equipes, coordenadas pelo médico Leonardo Sá, atuam no plantão diário que inclui dois médicos obstetras, um pediatra, um anestesista, três técnicos e enfermeira responsável.

Na alta, as mães ganham um kit maternidade contendo bolsa, colcha, fralda e entre outros itens para o bebê, que é disponibilizado por meio do trabalho feito nas unidades do Centro de Referência da Assistência Social (Cras). O município também assegura que todas as etapas do pré-natal sejam realizadas na rede pública de saúde, por meio do acesso garantido às unidades de saúde e do Programa Saúde da Família (PSF).

Obstetra de plantão durante o nascimento dos nove bebês, Fernando Azevedo elogiou a estrutura da maternidade.

— Foi atípico este plantão, mas ficamos felizes porque vemos que a maternidade do município tem essa capacidade, que a população pode estar tranquila e saber que está bem assistida. Em termos da assistência à saúde da mulher, São João da Barra teve um ganho muito grande quando investiu na maternidade. Temos uma equipe completa todos os dias, uma maternidade equipada, preparada para servir à população sanjoanense — afirmou.

No ano de 2017, quando foi reaberta, a maternidade realizou 288 partos. Este ano, só no mês de maio, foram 25.

Fonte: Secom