O número de óbitos pelo novo coronavírus segue aumentando em São João da Barra que já contabiliza 22 óbitos em menos de um mês. No último boletim divulgado pela prefeitura, três moradores da cidade morreram em decorrência do vírus na última sexta-feira, 28 de maio. O município tem atualmente 857 casos ativos da doença, segundo boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde.
O número de casos em uma semana seguiu em 91 e continua sendo maior do que as duas primeiras semanas do mês, onde foram contabilizados 79 e 88 casos positivos. No total de maio, são 349 casos confirmados.
A média de casos nos últimos sete dias no fechamento da semana é de 13, a mesma da semana passada. O município tem agora um total 3.962 testes positivos para a doença desde o início da pandemia, com 2.975 recuperados e 130 óbitos.
Há 23 pacientes internados, sendo 14 em leitos de UTI. Aguardam resultados de exames laboratoriais 180 casos suspeitos, incluindo um óbito. Foram descartados 5.679 casos.
No mês de abril, segundo dados da Prefeitura de São João da Barra, 22 pessoas morreram por Covid-19 no município.
SJB monitora pandemia para definir novo decreto
Na próxima terça-feira, 1º, a Prefeitura de São João da Barra publica novo decreto para atualizar as medidas de prevenção e combate à Covid-19. O decreto atual, em vigor desde o dia 17 deste mês, vai até segunda-feira e nele constam a obrigatoriedade do uso de máscara facial em espaços públicos e ambientes compartilhados, regras de distanciamento e proibição de aglomerações. O secretário municipal de Saúde, Sávio Saboia, reiterou o pedido à população para que continue cumprindo as medidas dos decretos e portarias, a fim de evitar que seja necessário o aumento das restrições, causando impacto na economia do município.
A preocupação das autoridades públicas de saúde se deve ao aumento do número de casos e óbitos em várias regiões, incluindo o Estado do Rio, e ao surgimento de novas variantes do coronavírus no Brasil, como a indiana — confirmada em um morador de Campos dos Goytacazes que estava no país asiático a trabalho.
— A situação atual no país requer cuidados redobrados para que possamos conseguir frear o avanço da pandemia. Seguimos monitorando a situação no município e no entorno, atuando com políticas públicas de prevenção, de tratamento, mas é fundamental que cada cidadão faça a sua parte, contribuindo para evitar a disseminação do vírus — disse o secretário.
Leia também: Cresce o número de casos de Covid-19 em SJB