Na sessão da Câmara de São João da Barra desta terça-feira (23), os vereadores aprovaram um requerimento ao Governo do Estado, solicitando que viabilize com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos a implantação de um Restaurante Popular no município. A matéria foi feita pelo vereador Alan Barreto. “Neste momento de crise por causa da pandemia tem muita gente desempregada, passando necessidade, e o município não consegue atender a todos. Peço ao governador e ao deputado Bruno Dauaire, titular da pasta, que atendam esse pedido, em união com o município, para que possamos atender aqui uma 200 pessoas por dia, com café, almoço e janta”, explicou Alan.
O vereador Franquis Arêas requereu à Anatel, a colocação de uma torre de transmissão e recepção para telefonia móvel no 5º distrito. Atualmente, só existe uma torre no Açu e os moradores têm muita dificuldade para usar celular. “O 5º Distrito é muito distante entre uma localidade e outra; precisava instalar ali mais uns dois, três pontos”, disse.
Dois requerimentos foram aprovados para o Loteamento Residencial Esplendor, em Atafona, ambos de autoria do presidente da Casa, Elísio Rodrigues, conforme abaixo-assinado feito pelos moradores. No primeiro, à Enel, ele solicitou a colocação de um transformador a fim de ajudar a resolver problemas de picos de energia. No segundo, à Cedae, pediu a extensão da rede de água potável para o loteamento.
À Secretaria de Obras, Júnior Monteiro requereu a sinalização dos quebra-molas em toda a extensão da estrada do Sesc Mineiro, que liga a BR-356 à Avenida Liberdade, em Grussaí. Via requerimento verbal à Secretaria de Saúde, Sonia Pereira solicitou que faça um convênio com o Hospital Álvaro Alvim para cirurgias ginecológicas.
Indicações – O plenário aprovou duas indicações apresentadas em conjunto por todos os edis ao Executivo. Na primeira, sugerem um estudo para verificar a possibilidade de isentar às empresas que tiverem suas atividades paralisadas em virtude da pandemia (não-essenciais) no pagamento do IPTU e da taxa de alvará, total ou parcialmente. Na outra indicação, eles solicitaram à Secretaria de Saúde, que avise antecipadamente o Legislativo sobre as reuniões de enfrentamento e combate à pandemia, para que os membros da Comissão de Saúde e Vigilância Sanitária possam participar.
Soninha solicitou que seja feito um estudo a fim de transformar a antiga fábrica de tecidos, Tecex, em um centro esportivo. Franquis indicou serviços de reforma e nivelamento do calçamento das ruas do Açu e, Júnior Monteiro, a reforma dos banheiros públicos existentes no município.
Na ordem do dia, o plenário aprovou os projetos de lei nº 007/21 (de Franquis, que denomina de Francisca dos Santos Melo, a Rua F, no loteamento Andorinha, em Chapéu do Sol) e nº 008/21 (de Alan Barreto, denominando de Décio de Crespo Castro, o trecho do entroncamento da Rua Coronel Germano de Castro com a Avenida Liberdade e com seu final no entroncamento com a Rua Beira da Lagoa, em Grussaí).
Ao final da sessão, Elísio informou que, em conformidade com o atual decreto em vigor, as sessões legislativas voltarão a acontecer somente após o fim do decreto da prefeita Carla Machado.