Documento é destinado a jovens de baixa renda entre 15 e 29 anos e interessados devem procurar unidade do CRAS
O Programa Identidade Jovem (ID JOVEM) em São João da Barra já emitiu mais de 500 unidades desde que foi lançado no município em 2017. O documento digital, criado pelo Governo Federal, é destinado a jovens de baixa renda entre 15 e 29 anos visando maior acesso aos direitos garantidos pelo Estatuto da Juventude – Lei nº 12.852/2013.
Para incluir, atualizar os dados ou retirar a Carteira ID Jovem, o interessado deve procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo à sua residência, possuir cadastro atualizado no Cadastro Único (CadÚnico) há pelo menos 24 meses e a renda familiar mensal não pode ultrapassar dois salários mínimos.
O ID jovem dá acesso a benefícios como: meia entrada em eventos artísticos, culturais, esportivos e a vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual, conforme disposto no Decreto 8.537/2015, e a gratuidade nas inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em concursos públicos e vestibulares.
Segundo a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, em 2020, foram emitidas mais de 100 Identidades Jovens. “Muitos jovens almejam ingressar na faculdade, fazer uma viagem. Quando a pandemia passar será bem mais fácil se seus documentos estiverem prontos, assim não perdem tempo, nem oportunidade”, salientou a secretária da pasta, Michelle Pessanha.
Para os jovens que procuram mais informações ou que ainda não possuem a carteira, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos disponibiliza o telefone (22) 3199-9631 com o ramal 349 da Juventude.
A estudante de Assistência Social Laís Guimarães, moradora do Açu , possui a ID JOVEM há quase 2 anos. ‘’Sou muito grata por isso, pois foi através deste documento que pude realizar sonhos de viajar e ampliar horizontes. Tive desconto em teatros, cinemas, no Museu do Amanhã e no Jardim Botânico no Rio de Janeiro”, contou a estudante.
Fonte: Secom