10514609_838860122793578_830219728428057645_n

Foto: Divulgação

O site parahybano mostra hoje, 22, uma entrevista exclusiva como o candidato que está na disputa por uma vaga Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). O entrevistado de hoje é Carlos Machado da Silva (Kaká), 37 anos, atualmente ocupa o cargo de vereador em São João da Barra em seu segundo mandato. Nascido no Rio de Janeiro, foi criado em Imbariê, 3º distrito de Duque de Caxias, onde passou grande parte de sua vida e cultiva amigos de infância. Sua profissão de técnico de enfermagem, exercida por mais de 10 anos lhe possibilitou grandes aprendizados e cultivou nele o olhar pelo próximo que o motivou a entrar na vida pública. É casado com Leandra Pessanha, com quem tem três filhos: Júlia, Lucas e Matheus. Reside em São João da Barra, terra em que constituiu família e exerce seu trabalho diário de vereador. Sobre religião se define cristão, pois embora denomine-se católico, por ter muitos parentes e amigos evangélicos, cultiva o hábito também de ir em cultos evangélicos, o que não abre mão é de estar sempre fazendo suas orações a Deus, entregando a Ele seus caminhos, pedindo sabedoria e saúde. Kaká, como é mais conhecido, é candidato a Deputado Estadual pelo PT do B e tem como prioridades a saúde, educação, segurança pública, servidores públicos e a busca por investimentos na área de geração de emprego e renda e igualdade de oportunidades.

Considera importante a região ter uma representatividade na Alerj?

Muito. O vereador é um representante do povo que luta pelas comunidades dentro da cidade e o deputado pelas cidades e regiões do Estado. Então ter um deputado que conheça de perto as necessidades da região, que esteja vivenciando o dia a dia da população, que tenha soluções viáveis para os problemas existentes é auxiliar a região a se desenvolver e ter uma perspectiva de futuro melhor e mais promissora. Nossa região é muito grande e precisa de representação comprometida com trabalho sério, transparência e aproximação constante com a população.

– Quais as vantagens dessa representatividade?

Estar acessível. Tenho o mesmo número de telefone há mais de 14 anos, todos sabem onde moro, onde meus filhos estudam, estou diariamente nas ruas, conversando com a população, aceitando ideias e sugestões, trabalhando com parceria e união. A vantagem principal da região em ter seu deputado é ter alguém a quem reivindicar, a ter alguém que sinta os problemas na pele e que se importe em resolver. Votar em alguém que se conhece a trajetória política, que saiba onde achar é ter a certeza que haverá trabalho para a região, diferente de se votar em candidatos que não moram por aqui, que não frequentam a região e que só aparecem para pedir votos, quando aparecem. Qual compromisso futuro eles terão?

– Conte um pouco de sua trajetória na política.

Quando trabalhava nos hospitais tive a oportunidade de conhecer gente de todas as classes sociais e a enfermagem é uma profissão que te aproxima muito do ser humano, daí conversava muito e comecei a enxergar muitos problemas e me vi na possibilidade de tentar fazer a diferença. Como sempre fui militante de causas sociais, apoiei um grande amigo na tentativa de sua eleição de vereador em 2004 que foi o Zezinho Camarão e em 2008 me candidatei pela primeira vez como vereador em São João da Barra. Ganhei e em 2012 pude me reeleger. Fui 1º secretário da mesa diretora da Câmara e também recebi a medalha Tiradentes por ser eleito o vereador mais atuante de 2013. Na última legislatura fui o vereador que mais projetos de leis propôs, todos aprovados em plenário e tenho a consciência de que o trabalho desenvolvido na Câmara me possibilitou experiência e me credencia a dizer o que quero e posso fazer, pois tendo oportunidade fiz, faço e farei.

– Por qual motivo deseja ser eleito?

Para ajudar nosso Estado a se desenvolver. Para representar a região na Alerj, para ser a voz da população junto às esferas governamentais. Teremos nosso gabinete itinerante, vamos ter um mandato participativo. Não quero ser mais um, quero ser alguém que faça a diferença. Sei que Deus tem uma missão para cada um de nós e estar na vida pública, na política é uma missão. Quero lutar pelo trabalhador, pelo servidor que faz a administração pública andar, pelo jovem que quer a chance do primeiro emprego, para a criança que necessita de educação e lazer. Enfim, venho de origem humilde e sei das dificuldades que a maioria das pessoas enfrentam, quero que os sonhos da população, que também são os meus sonhos possam gradativamente se transformar em realidade.

– Se eleito, quais são seus planos para contribuir para o avanço da região?

Buscar parcerias. Sozinho ninguém faz nada. Temos que ter diálogo, seja com o setor privado, buscando novos investimentos que gerem emprego e renda, seja com o setor público objetivando a busca por melhoria nos serviços, como a implantação de projetos, a viabilização de obras, também com o terceiro setor, as associações que são uma parte direta da voz da sociedade e precisam de apoio. Quero ouvir, dialogar e ajudar a nossa população. Temos que cobrar das concessionárias de serviços a funcionalidade com qualidade. Na Alerj teremos muito mais voz em relação à CEDAE, VIVO, AMPLA, e etc.

– Já ocupou algum cargo público eletivo? Se sim, quais foram os principais projetos ou ações desenvolvidos durante a sua gestão?

Sim. Vereador desde 2009, onde estou no meu segundo mandado. Na Câmara de São João da Barra tenho aprovados em plenário 427 indicações, 363 requerimentos, 87 projetos de leis e resoluções e 48 moções. Considero como carro-chefe do meu trabalho o projeto de lei da FICHA LIMPA para cargos de secretários, diretores e assessores. Estamos vivendo um tempo em que escândalos de corrupção e crimes assolam a sociedade, então é muito importante projetos que visem lutar para que pessoas idôneas estejam ocupando cargos importantes que influenciam diretamente a vida da população. Prezo pela transparência, pela moralização do serviço público. Através de articulação conseguimos cursos profissionalizantes que formaram mais de 400 pessoas na área da construção civil com diplomas reconhecidos pelo MEC. Também conseguimos ambulâncias para a Santa Casa e investimentos que tramitam em Brasília. Se pudesse citar mais alguns destaques seriam as lutas em favor da manutenção dos royalties de petróleo, pela implantação de um hospital municipal, chegando através de emenda parlamentar alocar verba ao orçamento de 2011, e a luta em defesa dos pescadores e agricultores com emendas parlamentares para estas categorias.

– Na área da juventude, quais são suas propostas?

Criar oportunidades na área do esporte, da capacitação profissional, da geração de emprego e renda e garantir direito ao esporte, cultura e lazer. Vamos lutar para a implantação de polos da FAETEC e ampliação de cursos oferecidos por esta instituição, vamos buscar a implantação de CVT´S (Centro Vocacional Tecnológico), vamos buscar a construção de centros olímpicos, bolsas-atletas, cultura itinerante, revitalização de espaços públicos de convivência para que o jovem possa ter novos espaços de eventos, prática esportiva e cultural. Temos que buscar incentivos e parcerias para o teatro, a música, a dança e demais manifestações populares. Teremos a participação da juventude sugerindo ideias e projetos e nos ajudando na execução dos mesmos.

– Como definiria sua ideologia política?

Ideologia é o conjunto de ideias e opiniões que um indivíduo tem a respeito de alguma coisa ou questão. Em se tratando de politica defino minha ideologia como democrática. Venho de uma família muito unida, somos em três irmãos e nossa base sempre foi o diálogo. Acredito que a democracia é o melhor regime, pois dá ao cidadão a liberdade de pensar, falar e agir. Através da discordância de ideias temas acabam sendo levantados, discutidos e novas ideias surgem.

– O que acredita que esteja faltando para a população do Rio de Janeiro?

Igualdade de oportunidades. O filho do pobre merece uma educação de qualidade como o filho do rico normalmente tem. Toda a população do Estado merece ter acesso a serviços de qualidade. A água encanada e o saneamento básico têm de ser para todos. Temos que olhar com carinho pela saúde, educação e a segurança. Faltam oportunidades de qualificação profissional e de inserção no mercado de trabalho. O transporte público tem que funcionar. Nosso Estado é grande, lindo, é uma potência econômica e também de uma variedade climática e paisagística incrível que atrais turistas do mundo inteiro, então as desigualdades sociais e de oportunidades precisam urgentemente serem minimizadas.

– Dentro todos os seus projetos, existe algum na luta em defesa da água? Descreva como pretende lutar.

Sim. Um só não, vários. Água é vida, é a base de tudo. É tão imprescindível que sem ela a vida humana, animal e vegetal não sobrevive. Temos que desenvolver junto a rede da educação projetos de preservação e conscientização do cuidado com a água, com a preservação de rios, lagos, lagoas e mares. Temos que buscar a recuperação de rios e lagos e lagoas que foram poluídos, buscar o reaproveitamento da água das chuvas, fazendo a reutilização dessa água. Temos que lutar para que todos os cidadãos do Estado tenham água potável encanada em suas casas e que saibam zelar por este bem.

– Por falar em água, São João da Barra vem sofrendo com o alto índice de salinidade na CEDAE e inúmeras vezes o fornecimento tem que ser suspenso. Como vê essa situação? Qual a solução dentro dos seus planos?

Na Câmara venho lutando já há algum tempo em relação à CEDAE e a este fato específico, inclusive através de requerimento aprovado em plenário toda a Câmara está cobrando explicações da empresa gestora do Porto se havia no Estudo de Impacto Ambiental a previsão deste dano e etc. Como eu disse anteriormente estando na ALERJ teremos uma representatividade maior para lutar em favor de todas estas questões. A meu ver existem várias soluções, mas acredito que ouvir a empresa e cobrar dela investimentos, resultados e soluções é o mais viável e mais correto. Tem que funcionar, o que não pode é o cidadão, a família, o comerciante ficar sem água.

– Como vê o município de São João da Barra hoje? O que precisa melhorar? Qual a sua contribuição nessa melhora caso seja eleito?

Como uma cidade linda, de um povo solidário e trabalhador, com atrativos turísticos, como um lugar apaixonante para se morar e viver e acima de tudo com grandes possibilidades, com um futuro promissor. Precisamos melhorar a saúde, a maternidade, para que todos os sanjoanenses possam nascer aqui e se tratar aqui também. Precisamos de mais opções no transporte público coletivo e de opções atrativas de programas para desenvolvimento do comércio, do micro e pequeno empreendedor. Temos que ter torres de telefonia móvel em todas as localidades, caixas eletrônicos em todas as comunidades, posto do DETRAN, Companhia Independente da Polícia militar, para que tenhamos mais segurança e venhamos a evitar que haja um processo de favelização como já ocorreu em outros lugares devido a um crescimento desordenado e sem investimentos em segurança. Muitos desses pedidos e sonhos, senão todos já foram solicitados por mim e por meus colegas vereadores na Câmara, por isso acredito que estando na ALERJ o peso do pedido será ainda mais forte, pois partirá de duas representações, municipal e estadual.

– Quais áreas necessitam mais de atenção? Por qual motivo?

Todas as áreas merecem atenção, mas vou destacar: Saúde, educação, segurança, transporte público e servidores públicos. Os servidores merecem qualificação permanente, reajustes salariais e demais direitos, pois são eles que fazem a administração dos serviços públicos andarem. Transporte e mobilidade são imprescindíveis, pois o que temos são passagens caras e falta de qualidade e eficiência nos serviços. Segurança merece extrema atenção, pois o crescimento econômico gera também mazelas sociais e aumento da criminalidade e educação e saúde são os pilares de qualquer sociedade. Sem saúde nada fazemos e sem educação não há transformação, não há crescimento, não há viabilidade de oportunidades.

– Cite dois projetos que pretende apresentar, se eleito, e explique de onde virão os recursos para implementá-los.

Gabinete Itinerante – com verba de gabinete da própria Alerj, onde estaremos de fato ouvindo a população, suas propostas e ideias e expondo em forma de prestação de contas todo o trabalho desenvolvido ao longo do mandato indo de encontro às cidades e comunidades, e o Jovem deputado, com recurso também da Alerj, onde estaremos levando jovens do ensino médio, para passarem um dia conosco na Alerj conhecendo o trabalho de um parlamentar, trazendo reinvindicações da sua comunidade, propondo ideias e projetos. Tenho que prometer o que posso cumprir, são muitas as ideias e projetos e tenho a certeza de que com a ajuda da população, da sociedade civil organizada, do movimento popular e da parceria com as esferas pública e privada realizaremos.

– Considerações finais.

Quero agradecer o espaço e a oportunidade de estar contando um pouco da minha vida, da minha trajetória política, dos meus planos e projetos. Dizer o que fiz me deixa muito à vontade e com credibilidade junto ao sanjoanense e a população do Estado para dizer o que vou fazer. Sou um cidadão de hábitos simples que enfrento dia a dia os problemas de nossa população, escuto, vivencio e me sinto na obrigação de tentar solucionar. Me orgulho de ser político, pois acredito que a política é um mecanismo de transformação social, onde define o bem ou o mal-estar social das pessoas. Conto com o apoio de cada amigo, de cada amiga, de cada cidadão que acredita em nosso trabalho, para que juntos possamos fazer do Kaká o representante da região. Para saber mais dos meus projetos, conversar comigo, acompanhar nossa movimentação de campanha, convido a todos para interagirem via Facebook no meu perfil e na minha Fan Page.