Foto: Paulo Pinheiro

No próximo dia 29, às 19h, a Câmara de São João da Barra vai promover, pela primeira vez, a outorga da Medalha João Oscar do Amaral Pinto e o agraciado será o escritor, poeta, memorialista e jornalista sanjoanense, Célio de Souza Aquino, 88 anos. A solenidade acontecerá junto com o Prêmio Pai Talento, realizado desde 2013 pelo Legislativo, onde cada vereador homenageia um pai com um troféu. Os nomes serão divulgados em breve.

Célio Aquino nasceu em 22 de julho de 1931 e deu os primeiros passos na vida profissional, ainda garoto, na gráfica do jornal A Evolução, de José Ângelo. Também trabalhou em farmácias, no Grupo Thoquino e foi o único sanjoanense, na época (de 57 a 89), contador, partidor e distribuidor da Comarca de São João da Barra. Também foi vereador (1963/66) e um dos fundadores do colégio da Campanha Nacional de Educandários Gratuitos (CNEG). Fundou os jornais “Voz do Interior”, “A Voz de São João da Barra” e “São João da Barra-jornal”.

Como cronista, assinou colunas em jornais e revistas – algumas delas com o nome “Cedaqui”, uma brincadeira com as iniciais de seu nome. Célio publicou quatro livros: “Minhas histórias de São João da Barra” (1997), “Retrato antigo duma cidade” (2001), “Cedaqui, o anarquista” (2009) e “O escrevedor” (2016). Em suas obras, sempre retrata sua terra natal – mesmo já tendo morado fora (Rio, Niterói e Teresópolis). “Adoro São João da Barra! Não sei viver fora daqui”, conta o autor, que confecciona manualmente seus próprios livros e é primo do escritor João Oscar. “Meu grande amigo, vivia aqui em casa”, lembra com saudade.

Medalha – Criada por meio da resolução nº 034/2019, a Medalha João Oscar foi proposta pelos edis Aluizio Siqueira e Alex Firme, como forma de homenagear o sanjoanense que marcou carreira como escritor, historiador, poeta, romancista, professor universitário, advogado e tabelião. João Oscar nasceu no dia 06 de abril de 1939, foi membro de várias academias de letras e institutos culturais, secretário Municipal de Educação e Cultura de São João da Barra e tem 14 livros publicados.

Fonte: Ascom