Foram seis categorias no tradicional evento esportivo na festa de Nossa Senhora da Penha, em Atafona
Na manhã ensolarada de domingo, 8, foi realizada a tradicional prova ciclística dos festejos de Nossa Senhora da Penha. Durante quatro horas, seis categorias reservaram muita emoção e grandes disputas para o público, que em mais um ano, compareceu em peso para prestigiar e torcer por seus ciclistas preferidos.
Na categoria Feminino, vitória tranquila da sanjoanense Janes Cordeiro, que liderou desde os primeiros minutos. O segundo lugar ficou com Flávia Pessanha, também de São João da Barra.
As primeiras emoções da manhã ficaram com a categoria Mountain Bike, onde a definição das primeiras colocações ficou para a última volta. Na reta de chegada, Victor Hugo confirmou a vitória, com Reginaldo Ramos em segundo, Marcos Vinicius em terceiro, Denes França em quarto e Darlan Rangel em quinto lugar.
Vitória capixaba nas categorias Master A e B:
Sem dúvidas o melhor desempenho da competição foi do ciclista capixaba Alexandre Cardoso. Além de vencer nas categorias Master A e B, o atleta ainda brigou pela vitória até a última volta na categoria Elite.
Na prova da categoria Master A, Alexandre venceu na arrancada final, deixando o ciclista sanjoanense Victor Ramos em segundo. O campista Areno chegou na terceira colocação, com os seus conterrâneos Izael Nunes e Tiago Mota chegando na quarta e quinta posição, respectivamente.
Na Master B, Alexandre Cardoso cruzou a linha de chegada mais uma vez em primeiro, com Vinicius Mendes, de São Francisco de Itabapoana, em segundo, o campista Fábio Barbosa em terceiro, Pablo César, de Natividade, em quarto, e Edson Ribeiro, de Campos, em quinto.
Com uma disputa praticamente particular, a categoria Master C teve um dos maiores equilíbrios da competição. Claumir Mota e Afonso Celso se revezaram na primeira colocação e, melhor para Claumir, que levou vantagem e conquistou o primeiro lugar, com Afonso Celso em segundo, Getúlio Dutra em terceiro, José Sarará em quarto e Nenel em quinto lugar.
Na bateria mais esperada, muita disputa na categoria Elite. Após os minutos iniciais com praticamente todos os ciclistas juntos em um só pelotão, o ciclista de São Francisco, Alexandre Barbosa escapou, levando com ele o campista Izael Nunes e o capixaba Alexandre Cardoso.
Izael e Alexandre cresceram na prova, com duração de 45 minutos, deixando pra trás os oponentes. Na reta de chegada, Izael Nunes deu o gás final e conseguiu superar Alexandre Cardoso, ficando em primeiro lugar. O atleta do Espírito Santo, que venceu em outras duas categorias, ficou em segundo. O terceiro lugar ficou com o sanfranciscano Alexandre Barbosa. Vinícius Mendes, também de São Francisco, ficou na quarta colocação e David de Souza em quinto lugar.
Ao final de tanta disputa, uma volta que marca a manutenção de um dos esportes que mais cresce em número de adeptos na cidade. Crianças deram uma volta no circuito e fizeram o público presente vibrar, fechando assim a manhã esportiva na praia de Atafona.
“O ciclismo é uma das modalidades mais tradicionais da nossa cidade. No passado tivemos grandes nomes do esporte que se destacaram a nível nacional, por isso buscamos hoje, através do incentivo, manter o nome de São João da barra no topo, com os nossos atletas disputando diversas competições por todo Brasil. O esporte pode transformar a realidade de muitos jovens e ficamos felizes com tantas crianças que nos deram a alegria de fechar esse evento, renovando a esperança de que continuaremos tendo representantes do ciclismo por muitos anos”, ressaltou o coordenador Geral de Esportes, João Paulo Almeida.
Fonte: Secom – SJB