Iniciativa atende ao processo de desenvolvimento e de crescimento populacional pelo qual passa o município
Neste sentido, o secretário de Transportes e Trânsito, Mário Rocha Filho se reuniu com representantes da Prumo Logística para debater as perspectivas de ampliação da rede de Transporte Público no município. No encontro, estiveram presentes a coordenadora de Responsabilidade Social da Prumo, Gleide Gomes, a analista de Recursos Humanos, Cristina Barros, e o engenheiro de Trânsito da Settrans, Paulo Mósso.
“A Prumo vem acompanhando de perto o plano de mobilidade urbana elaborado pela Prefeitura de São João da Barra, além de projetos que estão sendo criados tendo em vista o crescimento que o município vem passando nos últimos anos. Atualmente, temos cerca de 9.500 pessoas trabalhando nas obras do Porto do Açu e é fundamental que o município ofereça serviços de transporte público que atendam a essa demanda”, afirma Gleide Gomes.
Segundo Mário Rocha Filho, é de suma importância que o município e o empreendimento Prumo Logística estejam pensando juntos na execução de melhorias na mobilidade urbana de São João da Barra.
“Hoje, o desenvolvimento do trânsito no município está totalmente ligado ao Porto do Açu. Precisamos saber a visão das empresas em relação à nossa mobilidade. As ideias surgem e juntos vamos conseguir desenvolver um trabalho coletivo que vai atender a todos e principalmente nossa população”, diz Paulo Mósso.
A colocação de semáforos já foi definida nos cruzamentos das ruas São Benedito com Joaquim Thomaz de Aquino Filho, Senhor dos Passos com Joaquim Thomaz de Aquino Filho, Barão de Barcelos com São Benedito, entre outros locais. Outra realização apresentada foi a municipalização do trânsito.
“A municipalização marca um acontecimento importante porque a cidade vive um momento de crescimento e precisa de ordenação em suas vias públicas. Os agentes foram capacitados pelo Instituto de Certificação de Trânsito e passaram a ter poder de multa. Após a conclusão do curso, eles começaram a atuar nas ruas desenvolvendo um trabalho de conscientização e educação de trânsito, já alertando aos condutores sobre as mudanças”, avalia Mário Rocha Filho.
Audiências públicas envolvendo a população também foram realizadas pela secretaria de Transportes e Trânsito. O objetivo das reuniões foi apresentar o novo projeto de mobilidade urbana para a sociedade, trazendo como ponto principal a sinalização vertical e horizontal do eixo central do município, assim compreendendo o anel viário Avenida Joaquim Thomaz de Aquino Filho e Rua Barão de Barcelos, além de buscar sugestões da população sobre a sinalização viária de todo o município (vertical e horizontal, redutores de velocidade, quebra-molas e placas indicativas de distritos).
Com o objetivo de beneficiar todo o município, gerando emprego e renda e ajudando a difundir o turismo local, o transporte coletivo municipal foi implantado com ônibus a R$ 0,90. Segundo dados do Settrans, mensalmente, 62 mil passageiros utilizam o transporte público.
“A implantação do serviço de transporte coletivo no município é uma das principais conquistas da nossa gestão até o momento e nos ajuda muito na questão da mobilidade urbana. Milhares de pessoas são beneficiadas em todo o município gerando emprego e renda, ajudando a difundir o turismo local e o desenvolvimento acelerado que a cidade vive com o empreendimento do Porto do Açu”, ressaltou o prefeito José Amaro de Souza Neco.
Fonte: Secom – SJB