Foto: Édson Silva – Parahybano

Mais uma baleia apareceu em estado avançado de decomposição em São João da Barra. Desta vez, na tarde de hoje, 20, o mamífero estava morto e a carcaça encalhou na praia do Açu.

O leitor Édson Silva enviou as fotos da baleia da espécie Jubarte adulta.

A secretaria de Meio Ambiente disse que uma equipe foi enviada ao local para avaliar como será feito a retirada ou se o mamífero será enterrado no local onde foi encontrado.

Outra baleia morta em SJB

Foto: Jorge Nunes – Parahybano

O corpo da baleia encontrado também em estado avançado de decomposição em Chapéu de Sol, na praia de Atafona, distrito de São João da Barra, no último dia 27 de agosto de 2016, foi enterrado dois dias depois, dia 29.

A operação foi realizada pela equipe da Defesa Civil com duas máquinas retroescavadeiras.

A baleia foi encontrada em alto-mar pelo pescador Jorge Nunes a 10 milhas náutica da orla de Atafona.

Foto: Parahybano

Filhotes de tartaruga e baleia encontrados mortos na Ilha de Convivência em SFI

Um filhote de baleia foi encontrado morto na foz do rio Paraíba do Sul, na Ilha da Convivência, próximo ao litoral do município de São Francisco de Itabapoana. Pescadores relataram que o animal, medindo cerca de 5 metros, estaria no local desde o dia 20 de setembro. Eles contaram, ainda, que o lugar é acessado exclusivamente por barcos. Na ilha também foi encontrada uma carcaça de tartaruga.

O professor e especialista em peixes e aves Ronaldo Novelli, do laboratório de ciências ambientais da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), disse ao jornal Folha da Manhã que aparentemente o animal estaria sem a cabeça e sem as duas nadadeiras peitorais.”Parece ser uma baleia Jubarte (Megaptera novaeangliae), um filhote com certeza. Devia estar com a mãe migrando para a região dos Abrolhos na Bahia, onde teria morrido por acidente em uma batida com um navio grande, ou encalhado em nosso litoral que é muito raso. Outra possibilidade é ser uma baleia franca, mas acho difícil”, informou.

Foto: Elder Amaral – Parahybano

— É comum baleias encalharem na nossa região, geralmente a baleia Jubarte. Isso porque, nossa costa é muito rasa. Então, quando a baleia se aproxima demais, acaba encalhando. A Jubarte, por exemplo, migra das águas mais frias da região Sul com seus filhotes, para amamentá-los em águas calmas e quentes, até o arquipélago dos Abrolhos, no Oceano Atlântico, no sul do litoral do estado da Bahia, exatamente nessa época do ano. A mãe geralmente fica sem se alimentar, mas dando de mamar para os filhotes. Aí, nessa passagem, a manada pode encalhar — acrescentou o professor.

Leia também: Baleia encontrada morta em alto-mar no Açu

Carcaça de baleia encontrada morta é enterrada na praia de Atafona – Veja fotos

Baleia encontrada morta em Atafona será enterrada nesta terça-feira

Baleia é encontrada à beira mar em Atafona

Pescadores de Atafona encontram baleia morta no litoral de SJB

Filhotes de tartaruga e baleia encontrados mortos na Ilha de Convivência em SFI

Foto: Édson Silva – Parahybano