O Complexo Portuário do Açu recebeu no último dia 16 de setembro de 2017, no Terminal 1 (T1 – offshore), o navio CAPE SUNRISE (IMO: 9605009, MMSI: 373058000) que é um navio graneleiro construído em 2012 e atualmente navegando sob bandeira da Panamá. O Cape Sunrise tem 292 metros de comprimento e 45 metros de boca, a sua tonelagem bruta é 92752. O navio deixou o terminal na manhã desta segunda-feira, 18, e seguiu com destino ao Oriente Médio.
Ao lado do navio Cape estava o navio GORTYNIA (IMO: 9702584, MMSI: 249476000) que também é um navio graneleiro construído em 2015 e atualmente navegando sob bandeira da Malta. O Gortynia tem 292 metros de comprimento e 45 metros de boca. A sua tonelagem bruta é 93297.
Os dois navios carregaram minério de ferro.
Segundo informações da assessoria de imprensa da Prumo, de janeiro até agosto o Porto do Açu recebeu 1300 embarcações.
O grande empreendimento de São João da Barra, o Complexo Portuário do Açu, em 2016, recebeu cerca de mil embarcações. Este número é quatro vezes maior do que o registrado em 2015. Mas, o crescimento continua em 2017, quando o empreendimento recebeu 224 embarcações somente nos dois primeiros meses do ano (janeiro e fevereiro). Entre as embarcações que passaram pelos terminais estão capesizes, suezmax, PSV e plataformas, além de comboios formados por rebocadores e barcaças, entre outros.
Já no último dia 14 de janeiro, mais um navio do Panamá chegou ao Terminal. Desta vez, o navio MINERAL HAIKU (IMO: 9489845, MMSI: 372216000) que é um Graneleiro registado em Panamá. O navio HAIKU tem um peso morto de 180242 toneladas e foi construído em 2010. A tonelagem bruta é 90423.
O primeiro navio a atracar no T1, no dia 22 de outubro de 2014, foi o KEY LIGHT (IMO: 9490129, MMSI: 357152000), que é um navio Graneleiro construído em 2012 e atualmente navegando sob bandeira da Panamá. O KEY LIGHT tem 229 metros de comprimento e 32 metros de boca. A sua tonelagem bruta é 43656 toneladas.
Centésimo navio
O navio de número 100 atracou no último dia 27 de abril de 2016 no Complexo Portuário do Açu, em São João da Barra e seguiu para o Oriente Médio no dia 29. O navio graneleiro Nord Dorado, construído em 2010 tem 250 metros de comprimento com 43 metros de boca, já foi atracado no armazém 38 operado pela Caramuru em 12/10/2013, em sua primeira escala em Santos. Procedente de Gibraltar, fundeou dia 12/07/2013, atracando somente em 04/10/2013 por volta da 20h. Suspendeu dia 13/10/2013 por volta das 10h com destino a Amsterdã (Países Baixos).
Dois navios atracam simultaneamente
Dois navios atracaram simultaneamente no último dia 06 de outubro de 2015 no Terminal 1, chamado de T1, do Complexo Portuário do Açu.
O navio VOGERUNNER (IMO: 9475301, MMSI: 229105000) é um navio graneleiro construído em 2008 e atualmente navegando sob bandeira da Malta. O VOGERUNNER tem 280 metros de comprimento e 45 metros de boca, seguiu com destino ao Oriente Médio na tarde da última terça-feira, 06. A sua tonelagem bruta é 89603. Já o navio ALPHA MILLENNIUM (IMO: 9212058, MMSI: 249655000) é do tipo Graneleiro registado em Malta e seguiu com destino ao Oriente Médio.
200 mil toneladas em apenas um navio
A assessoria da Prumo Logística informou que a Ferroport registrou um recorde no Terminal de Minério de Ferro. O navio ABOY KARLIE desatracou com 202.120 toneladas, o maior carregamento já realizado no terminal. O navio, que foi a 204º embarcação no terminal 2, foi carregado entre os dias 12 e 13 de abril.
O navio ABOY KARLIE (IMO: 9756236, MMSI: 249400000) que é um navio cargueiro e atualmente navegando sob bandeira da Malta, chegou ao terminal no último dia 12 e desatracou dois dias depois, na sexta-feira, 14. O KARLIE tem 300 metros de comprimento e 50 metros de boca.
Terminal Multicargas do Porto do Açu bate novo recorde de produtividade
O Porto do Açu alcançou novo recorde de produtividade na movimentação de coque, neste mês de setembro. O navio Genco Ardennes com 49,5 mil toneladas de coque, que ficou em operação durante dois dias no Terminal Multicargas (T-MULT), registrou média de descarregamento de 22 mil toneladas por dia. O número é 36% maior do que o recorde anterior, quando foram movimentadas 16 mil toneladas/dia. A embarcação, de bandeira das Ilhas Marshall, veio de Port Arthur, no Texas.
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