O plantio de maracujá é uma das alternativas de diversificação de cultura em São João da Barra e já começou a ganhar espaço entre os agricultores familiares do município, que veem na fruta uma opção de produção com boa lucratividade.
O incentivo à atividade faz parte dos Programas de Geração de Trabalho e Renda, de Diversificação de Cultura e de Fomento da Produção Agrícola, desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Agricultura junto aos pequenos produtores da agricultura familiar.
O agricultor Jair Barboza, de Sabonete, no quinto distrito, está investindo na lavoura programada em uma área de cerca de dois hectares e já tem mercado garantido em lanchonetes e na Feira do Produtor de São João da Barra e de Campos. Além da fruta in natura, ele também comercializa a polpa dos frutos de tamanho não comercial.
“É uma lavoura com manuseio fácil e se adaptou bem ao nosso solo. A primeira colheita já pode ser feita depois de oito meses e, com o plantio planejado, tenho produção o ano todo”, contou o agricultor.
Para alcançar esses resultados o produtor conta com o apoio técnico da Secretaria de Agricultura. “É uma cultura relativamente nova no município e a Secretaria está disponibilizando ao agricultor apoio técnico para a produção, com orientação sobre plantio, adubação e solo adequado”, explicou o agrônomo Gustavo Perrout.
Fonte: Secom-SJB