centro-de-emergencia

Foto: Elder Amaral – Parahybano

A Saúde de São João da Barra que já está na UTI há algum tempo no governo Neco (PMDB), teve sua situação agravada nesta terça-feira (27), a quatro dias do fim da atual gestão. Todos os serviços do Centro de Emergência Pedro Otávio Enes Barreto foram paralisados. O município, que teve a Santa Casa fechada em outubro por falta de pagamento, agora está também sem atendimento em sua principal unidade de emergência.

Os médicos paralisaram o serviço por falta de pagamento há dois meses, além de atraso no 13º. No momento, a unidade está fechada. No Centro de Emergência há relatos de condições insalubres para o trabalho. Aparelhos de ventilação mecânica estariam com defeito e o ar-condicionado, sem funcionar. Também foi denunciada a falta de remédios e insumos.

Vale lembrar que na alta temporada existe um aumento considerável na população, chega a triplicar.

Caos na Saúde – O Centro de Emergência de SJB chegou a interromper alguns serviços no dia 14 de outubro. Na ocasião, a porta da unidade foi lacrada e um comunicado informou que o atendimento estava sendo somente na “emergência vermelha”. Uma semana antes, funcionários fizeram um protesto em frente à unidade de saúde, por conta de atraso em salários. Segundo os manifestantes, a Prefeitura não repassava o valor devido há dois meses. Outubro também foi o mês que a centenária Santa Casa de Misericórdia, com mais de R$ 4 milhões a receber da Prefeitura, fechou as portas.

Em novembro, no dia 15, o Centro de Emergência parou o atendimento pela falta de colaboradores para manter a unidade em funcionamento. Cinco dias depois, o vice-prefeito Alexandre Rosa (PRB) foi à delegacia denunciar que a unidade estava no escuro e sem gerador de emergência. Na semana passada, a unidade fechou as portas por alguns momentos por falta de condições de trabalho. na ocasião, em 22 de dezembro, apenas os médicos plantonistas estavam na unidade e faziam o atendimento de emergência.

Fonte: Blog do Arnaldo Neto – Folha da Manhã

Leia também: Ausência de funcionários no Centro de Emergência restringe atendimento e deixa moradores em risco de morte

Centro de Emergência amanhece sem energia e pacientes ficam em risco

Sem funcionários, Centro de Emergência fecha novamente

Dívidas com funcionários faz Centro de Emergência fechar as portas em SJB

“Equipamentos do Centro de Emergência estão contaminados”, diz vereadora Sônia