Eventos no Espaço da Ciência e distribuição de mudas marcam a data
Aberta ao público, as exposições podem ser vistas entre 9h e 16h. Várias escolas municipais do 6º ao 9º ano estão apresentando projetos relacionados ao ecossistema da sua localidade, destacando toda a diversidade de São João da Barra.
– Temos aqui mangues, praias, lagoas, vários ecossistemas para serem explorados por vocês. Conhecer essa realidade e entender a necessidade da proteção ao meio ambiente é concretizar a possibilidade de termos um mundo melhor. Através desse conhecimento vocês podem se tornar multiplicadores da proteção ambiental – declarou a secretária de Educação Leide Cristina Soares, cumprimentando os alunos na solenidade de abertura.
A E.M. José Alves Barreto apresentou um coral com um rap parodiando a música tema do filme Tropa de Elite. O rap falava sobre a preservação da natureza, numa linguagem bem interessante aos jovens. Em seguida, foi a vez da EEM Luiz Gomes da Silva Neto apresentar uma coreografia da música “Sal da Terra”, de Beto Guedes. A apresentação teve a participação do prefeito mirim Patrik Gomes Brás, que cumpre mandato até outubro.
Para o secretário de Meio Ambiente, Marcos Sá, é através da coletividade que se conquista um meio ambiente sadio. “Se cada um fizer a sua parte, a poluição diminui. As empresas também têm sua participação, cuidando dos resíduos e da água”, declarou, lembrando que a secretaria está promovendo distribuição de mudas de árvores frutíferas e não frutíferas, com o objetivo de contribuir para a purificação do ar.
Distribuição de mudas – Também em referência ao Dia Nacional do Meio Ambiente, aconteceu nesta quinta-feira, no centro da cidade e no Espaço da Ciência, distribuição de mil mudas de árvores frutíferas e não frutíferas produzidas no Viveiro Municipal Jonas Pereira Francisco. Nas espécies frutíferas cada interessado escolheu três unidades entre laranja, carambola, pitanga, romã, manga, limão, araçá, jenipapo, açaí, jambo e bacupari. Já as não frutíferas, pata de vaca, mololô, paineira e farinha seca.
A protética Viviane Gomes, que reside em São João da Barra, optou por mudas de açaí, manga e laranja. “Escolhi essas espécies devido ao hábito de nos alimentarmos com frutas”, comentou Viviane ressaltando que plantará as mudas na fazenda de sua irmã e que futuramente estará usufruindo também da sombra que elas proporcionarão.
Fonte: Secom – SJB