Projeto na área da Agricultura recebeu visita técnica do Sebrae na última quinta-feira

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O projeto “Agricultura sustentável, caminhando com o desenvolvimento industrial”, desenvolvido pela secretaria de Agricultura de São João da Barra e que concorre à IX Edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor – categoria pequenos Negócios no Campo – recebeu na última quinta-feira, 14, visita de verificação das ações desenvolvidas.

As informações coletadas pela assessora de imprensa do Sebrae Kellen Leal, que estava companhada do analista Fabrínio Pessanha, serão utilizadas para a elaboração de um relatório. Ele será encaminhado à comissão julgadora juntamente com os relatórios dos outros sete municípios do Estado do Rio de janeiro que concorrem com São João da Barra ao prêmio. A previsão, de acordo com Kellen, é que o resultado seja divulgado no mês de março.

“Só em ser aprovado na primeira etapa do projeto foi uma vitória”, comentou o secretário de Agricultura de São João da Barra, Pedro Nilson Alves Berto, ressaltando o potencial do projeto que visa o fortalecimento da Agricultura Familiar de forma sustentável a fim de que o pequeno agricultor não seja marginalizado face ao desenvolvimento industrial do município.

O produtor rural da localidade de Sabonete, no Quinto Distrito sanjoanense, Jair Barbosa Barreto, é um dos beneficiados pelo projeto com a produção de maracujá, repolho, aipim, abóbora, pimentão, couve, berinjela, bertalha, alface, entre outros, levados pela sua esposa Arilza Barreto Barbosa para comercialização nas feiras do produtor e da roça na sede do município e em Campos dos Goytacazes.

“Trabalhamos em parceria. Eu planto e cuido das lavouras e minha esposa vende os produtos produzidos em nosso sítio”, declarou Jair, classificando o apoio da prefeitura como essencial para o desenvolvimento da agricultura familiar.

A visita técnica teve início no Horto Municipal, onde são desenvolvidos diversos projetos. Entre eles, Diversificação de Cultura; Produção e Distribuição de Composto Orgânico; Minhocário; Feira do Produtor; Semear e Colher. A visita foi concluída no campo, para verificação do Projeto Patrulha Mecanizada e de ações como análise de solo e água para orientação de adubação e irrigação, instalação de módulos de irrigação, viveiro de produção de mudas de cana de açúcar, horta na escola, entre outros, como o trabalho de pesquisa de combate ao nematoide da goiaba.

Fonte: Secom-SJB