Segundo o prefeito Neco, é importante que os órgãos atuem em conjunto para evitar atos de violência no município
Segundo o prefeito Neco, é de suma importância que os órgãos atuem de maneira conjunta para evitar atos de violência no município. Além disso, ele destacou a importância de uma fiscalização maior nas áreas de grande movimento durante o verão, entre elas outro lado da Lagoa, em Grussaí.
“Não é porque não teremos shows nacionais que vamos diminuir a intensidade do nosso trabalho. Neste período a nossa população mais que dobra e, por isso, atos de violência podem acontecer. Peço que qualquer ação irregular seja registrada na Delegacia para que possamos continuar pedindo mais segurança para o nosso município”, disse.
Outro ponto lembrado durante a reunião foi a ação “Verão de Paz” que visa coibir o uso inadequado de som automotivo, recomendada pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP/RJ), por meio do promotor de Justiça, Marcelo Lessa Bastos. Segundo o representante da Polícia Militar, Tenente Elieze, este trabalho ajuda e muito na questão da segurança.
“Onde tem som alto, tem aglomeração e a chance de ter confusão é bem maior, por isso foi de importante essa decisão para garantir um verão de paz no município”, ressaltou.
Vale lembrar que o som alto em toda a extensão do município de São João da Barra está proibido pelo fato da poluição sonora afetar a coletividade e também prejudicar o repouso e o sossego público, configurando crime ambiental. Qualquer cidadão que se sentir incomodado com a prática incorreta dos equipamentos sonoros poderá fazer reclamação pelos telefones 190 da Polícia Militar e 2741-1373 da 145ª Delegacia de Polícia.
A segurança dos banhistas também foi discutida. O Corpo de Bombeiros distribuirá guarda-vidas nas principais praias do município. O grupo terá o reforço de pessoal da Defesa Civil Municipal. A secretaria de Transportes e Trânsito e a Guarda Civil Municipal também vão intensificar a fiscalização do tráfego de veículos pela faixa de areia nas praias. Agentes e educadores de trânsito percorrerão toda orla em busca de infratores.
Para finalizar, Neco salientou a importância de se coibir os atos de irregularidade logo no começo do verão.
“É importante que se fiscalize com muita intensidade logo no começo, para que se corrija o que acontece de errado e se evite problemas maiores no restante do verão . A integração entre as forças de segurança e a prefeitura é fundamental para isso”, comentou.
Fonte: Secom-SJB