herity-international2Representantes da Herity Internacional estiveram em São João da Barra no último sábado, 5, para dar prosseguimento ao processo de Qualidade da Gestão do Patrimônio Cultural dos prédios históricos certificados pela instituição em 2013.  O arqueólogo e museólogo Maurizzio Quagliuolo e a especialista em conservação cultural e professora universitária na Itália, Gaia Marnetto se reuniram com a ala cultural do município, onde ficou definida a criação de um grupo de trabalho, visando intensificar a rede municipal de Educação no contexto da Educação Patrimonial monitoria estudantil e a abertura de espaços nos finais de semana.

Durante todo dia, os especialistas visitaram os prédios certificados – Estação das Artes Derly Machado, Cine Teatro São João, Centro Cultural Narcisa Amália, Igreja de São João Batista, Palácio Cultural Carlos Martins e Antiga Casa de Câmara e Cadeia Pública e debateram diretrizes de aperfeiçoamento para cada um. Segundo a secretária de Educação e Cultura, Leide Cristina Fernanes Soares, o encontro foi de suma importância para processo de qualidade dos patrimônios culturais do município.

“Esse é um processo continuo onde o objetivo é sempre apresentar novas ideias de aperfeiçoamento para os prédios culturais do município”, ressaltou.

Vale ressaltar que a visita dos profissionais contou com apoio da Prumo Logística e da prefeitura de São João da Barra. Além de Leide Cristina participaram do encontro  a coordenadora de Cultura, Jurema Vieira, o presidente do Conselho Municipal de Cultura, Flávio Martins, a diretora do Palácio Cultural, Sônia Ferreira e o representante da Região Norte Fluminense no Conselho Estadual de Política Cultural, Bruno Costa.

Fonte: Secom-SJB