AhraS6_qV1KW1vTKXuHY2Ssvhtti1xbeYRE-6_1cFsuM-640x360

Foto: Divulgação

A falta de transporte em Quixaba foi motivo para cerca de 50 moradores atearem fogo em pneus e galhos de árvores por volta das 5h desta terça-feira, 8, com objetivo de cobrar uma solução para o problema.

Segundo informações dos manifestantes que fecharam desde às 5h, a ponte do Rio Doce, desde a mudança da empresa responsável pelo trajeto, a empresa Turisguá, quem reside em Quixaba e necessita do serviço de transporte coletivo agora é obrigado a caminhar por quase uma hora.

Há mais de meio século, a prefeitura de São João da Barra adotou e cuida de algumas localidades como se fossem pertencentes ao seu 5º distrito, mas na verdade pelo IBGE, pertenceria ao município de Campos dos Goytacazes. Esses são os casos de Quixaba, Azeitona, Capela de São Pedro, Salgado, Flecheira e Bajurú.

O município de São João da Barra investe nas áreas de saúde, educação, agricultura, infraestrutura (calçamento, sanitários públicos, extensão de rede de energia elétrica, etc.). Na verdade, o que existe é um questionamento sobre o Decreto-Lei 1.056, de 31 de dezembro de 1943 que definiria, por último, estes limites.

_MG_7737

Foto: Elder Amaral – Parahybano

O pescador João Francisco do Espírito Santo, um dos representantes dos moradores, disse em entrevista ao jornal Folha da Manhã que anteriormente quem fazia a linha era a Campostur.

– O ônibus entrava em Quixaba e depois voltava para a pista e seguia para Campos. Há cerca de 20 dias, a Campostur saiu da rota, que passou a ser realizada pela Turisguá. A nova empresa agora vai direto para a localidade de Marrecas e não entra em Quixaba. Se a gente quiser, tem que andar de 50 minutos a uma hora para chegar à pista e pegar o ônibus — disse João.

A assessoria de imprensa da CamposTur informou através de nota que o transporte coletivo para as localidades de Quixaba e Capela de São Pedro fazem parte dos pacotes das linhas municipais de Campos dos Goytacazes e nunca foram de responsabilidade da Sanjoanense Campostur, por obrigação.

– Ocorre que, quando a empresa Progresso deixou de fazer as linhas, por duas vezes, a Sanjoanense Campostur atendendo uma solicitação do Instituto Municipal de Trânsito e Transportes de Campos dos Goytacazes (IMTT), passou a assumir as linhas até que houvesse um novo certame. O objetivo da empresa era apenas atender aos anseios da população que necessitava do serviço, tanto que os valores cobrados para as referidas localidades sempre foram as mesmas tarifas do transporte municipal de Campos dos Goytacazes. Ressaltamos ainda que a Campostur optou por não participar do certame que tinha como objeto a contratação de empresa do Segmento de Transporte Coletivo Municipal em Campos dos Goytacazes, incluindo as linhas destinatárias às localidades de Capela de São Pedro e Quixaba.
Em 18 de agosto de 2015 a Campostur recebeu um comunicado por parte do IMTT, ofício de nº 1202/2015, notificando a empresa no sentido de que mesma deveria deixar de operar nas referidas linhas em 31 de agosto de 2015, uma vez que os novos consórcios, vencedores do certame, passariam a operá-las a partir de então. Sendo assim, a Campostur cumpriu com o determinado pelo IMTT e no dia 31 de agosto de 2015, deixou de operar as referidas linhas e passou a trabalhar no sentido de melhor atender as linhas intermunicipais de suas concessões, tendo seus ônibus redistribuídos entre as linhas já existentes. É importante frisar que as localidades de Capela de São Pedro e Quixaba, pertencem geograficamente a Campos, tanto que estão dentro das linhas previstas na licitação municipal de Campos dos Goytacazes -, disse a assessoria.

A via ficou interrompida nos dois sentidos por toda a manhã. A Polícia Militar foi acionada e por volta das 12h30 o trânsito foi liberado.

O Instituto Municipal de Trânsito e Transportes de Campos dos Goytacazes (IMTT) informou que as empresas Turisguá, São Salvador, Viação Siqueira e Viação Cordeiro fazem parte do Consórcio União.

O secretário de Transportes e Trânsito de São João da Barra, Mário Rocha,  informou que na próxima sexta-feira, 11, estará presente com o presidente do IMTT, juntamente com a representante do consórcio para discutir sobre as linhas licitadas para a localidade de Quixaba à Capela de São Pedro, distritos de Campos dos Goytacazes, conforme processo licitatório.