Esse é o terceiro curso de qualificação em um período de nove meses
São João da Barra participou do curso junto a Sumidouro, Duque de Caxias, Belford Roxo, Japeri, São João de Meriti, Niterói, Magé, Búzios, Cabo Frio, Parati, Itaperuna, Casimiro de Abreu e Marataízes, único município de outro estado.
De acordo com o comandante da Guarda Civil de São João da Barra, Rogério Constâncio, o curso foi dividido em duas fases. Na primeira houve um teste eliminatório de aptidão física e, na segunda, treinamento de técnicas de abordagem e patrulhamento em situações de guerrilha.
Ainda de acordo com Constâncio, o conteúdo do curso foi composto por: patrulhamento de alto risco, utilização de cães em patrulhamento urbano, primeiros socorros em ocorrências cotidianas, resgate e transporte de feridos, defesa pessoal, proteção de autoridades, legislação, armamento, combate a incêndio e combate corpo a corpo. Todas essas abordagens têm importância no que se refere ao patrulhamento de rotina, pois o efetivo estará preparado para lidar com esses eventuais acontecimentos.
“Um dos objetivos do curso foi levar os guardas ao nível semelhante ao de situações de rua, nas quais foram testadas suas capacidades de suportar o estresse físico e mental. Dessa forma eles servirão à população da melhor maneira”, disse Constâncio.
Vale lembrar que este é o terceiro curso de qualificação dentro de nove meses e que já tem um curso de qualificação ambiental sendo planejado para o final deste ano em parceria com a secretaria de Meio Ambiente.
Fonte: Secom-SJB