A greve dos bancários pode atrasar a vida dos consumidores, mas o Procon de São João da Barra dá dicas para manter em dia o pagamento de contas. Bancários de instituições públicas e privadas de todo o país iniciam nesta terça-feira, 6, greve por tempo indeterminado. Eles querem reajuste salarial de 16% (reposição da inflação mais 5,7% de aumento real), entre outras reivindicações.
De acordo com a coordenadora executiva do Procon, Maria Letícia Barros, a orientação do Procon – São João da Barra, com a greve dos bancos, é que os consumidores procurem as empresas que emitiram as faturas para pedir opções de pagamento. O comparecimento à sede da empresa e o pagamento em lotéricas, agência dos correios ou pela internet também são opções.
– O consumidor deve documentar o pedido feito às empresas, enviando um e-mail ou anotando um número de protocolo de atendimento telefônico. Esse comprovante pode evitar que ele tenha de arcar com multas e outros encargos por atraso no pagamento, caso a empresa não atenda o seu pedido. Caso a empresa dê ao consumidor outra opção de pagamento e, mesmo assim, a fatura não seja quitada em dia, ele poderá ter de pagar multa e encargos -, disse Letícia.
A coordenadora acrescenta ainda que é importante lembrar que há vários serviços alternativos que não são afetados pela greve, como caixas eletrônicos, internet banking, aplicativo do banco no celular (mobile banking), operações bancárias por telefone e também pelos correspondentes, que são casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados.