O prefeito de São João da Barra, José Amaro Martins de Souza, Neco (PMDB), entrou em contato com o secretário de Estado de Segurança Pública do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, para solicitar reforço no policiamento do município, que é atendido pelo 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM). “Beltrame contactou imediatamente o comandante do 8º Batalhão. A Polícia Militar vai intensificar o policiamento em São João da Barra”, escreveu o prefeito no seu perfil em uma rede social. Neco também esteve na delegacia da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para tratar da segurança na BR 356. Outros crimes no município têm chamado a atenção da população por acontecer em plena luz do dia.
A medida do prefeito acontece após dois assaltos a estabelecimentos comerciais na quinta-feira. Pela manhã, uma loja foi assaltada pela terceira vez no ano na área central da cidade. Um bandido armado rendeu o proprietário do estabelecimento e levou um cordão de ouro. O homem e um comparsa fugiram de moto. À noite, um posto de combustíveis foi assaltado em Grussaí. Homens armados renderam um frentista na ação. A quantia levada não foi divulgada. Os criminosos fugiram em um veículo de passeio, que foi abandonado. As ocorrências foram registradas na 145ª Delegacia Legal de São João da Barra e, até o fechamento desta edição, nenhum suspeito havia sido detido.
No início de setembro, a ousadia dos bandidos chamou a atenção. Duas mulheres foram vítimas de assaltos na orla de São João da Barra em plena luz do dia. Os bandidos estavam armados e em uma motocicleta. O primeiro ocorreu em Atafona. Uma jornalista aguardava transporte quando foi abordado pelos bandidos, que levaram um aparelho telefônico. Em Grussaí, os homens levaram uma bolsa com celular e dinheiro de outra mulher, segunda a Polícia Civil.
A sensação de insegurança entre os moradores é perceptível. A preocupação é ainda maior devido à aproximação do verão e o consequente aumento de pessoas circulando na cidade. A Câmara de São João da Barra debateu recentemente o assunto e sugeriu a instalação de câmeras de segurança e uma central de monitoramento no município para inibir a ação de criminosos. Em matéria publicada em setembro na Folha da Manhã, colocando em debate a questão da segurança em São João da Barra, foi mostrado que apesar de a sensação de insegurança estar aumentando, nos registros oficiais houve redução da criminalidade no primeiro semestre deste ano.
Fonte: Folha da Manhã