Respaldadas por um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado junto ao Ministério Público Estadual, as contratações acontecem por meio de terceirização, envolvendo três firmas, que estão em processo de análise de currículos e deverão completar o quadro de funcionários até do final deste mês de maio. Além de assegurar todos os direitos trabalhistas, os contratos serão retroativos ao dia primeiro de maio de 2014.
Durante a reunião, o prefeito Neco respondeu a perguntas e esclareceu a população sobre a necessidade das terceirizações visando atender a uma determinação do Ministério Público, que considera irregulares as contrações até então vigentes na administração municipal de São João da Barra e que vinham ocorrendo nos últimos 16 anos.
– Entendo a situação das pessoas que ainda não foram acionadas pelas empresas, que estão com a responsabilidade de analisar os currículos e convocar os funcionários. Mas é preciso ter a consciência que essa atitude era necessária, pois não poderemos descumprir a determinação do Ministério Público. Na condição de prefeito, me disponibilizei a realizar essa reunião para discutir o assunto e esclarecer as dúvidas – destacou Neco, que franqueou a palavra ao público para perguntas ao término da reunião.
Para identificar a carência de pessoal, foi realizado um levantamento por parte de todas as secretarias municipais. A demanda deverá ser suprida com a contratação de aproximadamente 1800 pessoas, com um quantitativo maior para o setor de educação, com 700 vagas. A orientação do prefeito Neco é que as firmas priorizem moradores do município. A realização de um concurso público, também exigida pelo Ministério Público Estadual, também foi confirmada pelo chefe do Executivo sanjoanense para esse ano de 2014.
Fonte: Secom – SJB