No próximo sábado, 04, o Programa de Atenção a Saúde do Trabalhador, vinculado a Secretaria Municipal de Saúde e a Colônia de Pescadores Z2, com apoio da Ferroport, comemoram 1 ano de atenção ao pescador.
O projeto “Sou Pescador Sou Trabalhador”, visa a prevenção e a promoção da saúde dos pescadores que vivem muitas vezes mais na água do que na terra.
No evento de comemoração haverá palestras sobre alcoolismo, saúde do homem e câncer de pele, além de estandes para aferição de pressão, teste de glicemia, consulta dermatológica, aplicação de flúor, informação sobre DST e AIDS, distribuição de preservativos, teste de HIV e hepatite.
Segundo a secretária de Saúde, Denise Esteves, o objetivo do projeto é construir uma rede de atendimento à saúde do pescador.
“A ideia é identificar e qualificar a relação entre a saúde e o trabalhador que tem pouca assistência mediante estar em terra só nos finais de semana. Desta forma, é preciso reconhecer os riscos existentes no cotidiano da pesca, e ajudá-los a minimizar e fornecer um atendimento digno. Queremos que o projeto, através da Política Municipal de Saúde do Trabalhador, possa identificar e dar tratamento ágil às doenças relacionadas do trabalho da pesca”, disse.
O evento acontecerá na sede da Colônia de Pescadores, das 09h30 às 13h, contará com presença de autoridades da prefeitura, colônia de pescadores e da empresa Ferroport.