A prática esportiva traz muitos benefícios para as crianças. Além de prevenir a obesidade e as doenças cardiovasculares na vida adulta, promover a socialização e ensinar bons hábitos de vida, crianças que praticam esportes possuem melhor desempenho na escola. Pensando nisso, as atividades do programa Mais Educaçãomantêm os alunos na escola em período integral e contam com a prática de jiu-jítsu, capoeira, dança e atletismo.
A Escola Municipal Professora Dionélia Gonçalves Santos, em Atafona, é uma das 18 da rede municipal de São João da Barra contempladas com o Programa Mais Educação, do Governo Federal. Além das atividades esportivas, a escola oferece aulas de reforço escolar e informática. “O programa tem o objetivo de manter o aluno na escola em tempo integral, evitando a evasão escolar. As atividades acontecem no contraturno e sempre trazem melhoria no rendimento escolar”, explicou a coordenadora do Mais Educação no Dionélia, Rosana Almeida.
Com o destaque de atletas brasileiros nas artes marciais nos últimos anos, as aulas de jiu-jítsu que acontecem no Dionélia há cerca de dois meses chamam a atenção das crianças. As instruções da luta são passadas pelos professores Jean Magalhães e André Blindado. “Arte marcial não é violência, é esporte. Pedimos às crianças que participam das aulas com a gente para que tenham bom rendimento escolar e respeito aos funcionários e colegas de escola”, disse o instrutor Jean Magalhães.
Para Jean, que é faixa marrom no jiu-jítsu, a prática do esporte contribui para a formação do aluno, com benefícios físicos e contribuindo no rendimento escolar. “O esporte tem um papel importante para ocupar a mente das crianças. Entre outros benefícios, fortalece a questão da disciplina, melhora a coordenação motora e a respiração”, afirmou.
A escola já colhe bons frutos do programa Mais Educação. De acordo com a diretora da Escola Municipal Professora Dionélia Gonçalves Santos, Arli Silva, as atividades do programa colaboram para o bom rendimento escolar, diminuem a evasão e o aluno sente prazer em estar no ambiente escolar. “É criado na escola um ambiente em que a criança tem satisfação em estar. Assim, ela sempre retorna e diminui a evasão”.
Fonte: Secom – SJB