O dia do trabalhador comemorado todos os anos em 1º de maio, não é apenas no Brasil, também conhecido como Dia Internacional do Trabalhador em diversos países do mundo.
No calendário litúrgico celebra-se a memória de São José Operário por tratar-se do Santo Padroeiro dos Trabahadores.
Em 1886, foi realizada uma manifestação dos trabalhadores pelas ruas de Chicago nos Estados Unidos, onde os trabalhadores reivindicaram a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias, onde teve a participação de milhares de pessoas.
No dia 3 de maio do mesmo ano, houve um pequeno confronto entre trabalhadores e policiais, onde 3 pessoas morreram. No dia seguinte, houve outra manifestação organizada por causa dos protestos dos acontecimentos do dia anterior, uma bomba foi lançada para cima dos policiais, e acabou mantando um agente. O confronte continuou, a polícia americana abriu fogo sobre a multidão e matando mais doze pessoas e ferindo dezenas.
Três anos depois, no dia 21 de junho de 1889, a segunda Internacional Socialista reuniu-se em Paris com a proposta de fazer uma manifestação anual para lutar pela redução da jornada de trabalho de 8 horas diárias.
O dia 1º de maio foi escolhido como homenagem as lutas sindicais de Chicago. No dia 1º de maio de 1891, uma manifestação no norte da França resultou na morte de dez manifestantes.
Esse novo acontecimento serviu para reforçar a luta dos trabalhadores, e meses depois a Internacional Socialista de Bruxelas proclamou esse dia como o dia internacional das reivindicações de condições trabalhistas.
Em 23 de abril de 1919, o senado françês ratificou as 8 horas diárias e proclamou o dia 1º de maio, do mesmo ano, como feriado, em 1920 a antiga União Soviética também adotou o dia 1º de maio como feriado nacional, e esse exemplo foi seguido por outros países pelo mundo.
Dia do Trabalhador no Brasil
Com a chegada dos imigrantes europeus no Brasil, as ideias de princípios e leis trabalhistas vieram junto, em 1917 houve uma grave geral. Com o fortalecimento da classe operária brasileira, o dia 1º de maio foi declarado feriado nacional pelo presidente Arthur Bernardes em 1925.
Apesar dos trabalhadores brasileiros passarem ainda por dificuldades, temos que comemorar esse dia, pois muitas conquistas foram alcançadas, e muitas ainda irão de vir ainda.
Parabéns Trabalhador!