O crescimento do número de hipertensos e diabéticos vem preocupando e pensando em um tratamento antecipado e até mesmo prevenção, o Programa de Saúde da Família (PSF) estará realizando nesta quarta-feira, 29, das 09 às 16h, uma palestra sobre hipertensão e diabetes na UBS Félix de Sá, em frente da Santa Casa de Misericórdia de São João da Barra.
De acordo com um dos organizadores, Mayck Lalanga, o evento contará com palestras sobre hipertensão cumprindo com o calendário do Ministério da Saúde, pois já se encontram no mês do combate a hipertensão.
Mayck destaca ainda que na ocasião, o PSF da Nova SJB estará lançando o cartão de hiperdia aos usuários.
– Este cartão nos dará a oportunidade de acompanhar mensalmente toda situação de saúde de nossos hipertensos e diabéticos, além de auxiliar o paciente no momento de uma internação. No cartão constará o nome do paciente, cartão do SUS, endereço, o agente da área que realizou o acompanhamento, a medicação que faz uso, marcação de consultas além do acompanhamento feito pela equipe de profissionais do PSF que o acompanham -, destacou.
Hipertensão – A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença caracterizada pela elevação dos níveis tensionais no sangue. É uma síndrome metabólica geralmente acompanhada por outras alterações, como obesidade. Cerca de 20% da população brasileira é portadora de hipertensão, sendo que 50% da população com obesidade tem a doença. A hipertensão pode acontecer quando nossas artérias sofrem algum tipo de resistência, perdendo a capacidade de contrair e dilatar, ou então quando o volume se torna muito alto, exigindo uma velocidade maior para circular. Hoje, a hipertensão é a principal causa de morte no mundo, pois pode favorecer uma série de outras doenças.
Diabetes – O diabetes é uma síndrome metabólica de origem múltipla, decorrente da falta de insulina e/ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos, causando um aumento da glicose (açúcar) no sangue. O diabetes acontece porque o pâncreas não é capaz de produzir o hormônio insulina em quantidade suficiente para suprir as necessidades do organismo, ou porque este hormônio não é capaz de agir de maneira adequada (resistência à insulina). A insulina promove a redução da glicemia ao permitir que o açúcar que está presente no sangue possa penetrar dentro das células, para ser utilizado como fonte de energia. Portanto, se houver falta desse hormônio, ou mesmo se ele não agir corretamente, haverá aumento de glicose no sangue e, consequentemente, o diabetes.