O processo de carregamento de mais de um milhão de toneladas de minério de ferro no Porto do Açu foi acompanhado, na tarde de terça-feira (14), pelo secretário de Estado dos Transportes Carlos Roberto Osório. Durante a visita, ele comentou o novo traçado da ferrovia que ligará o Rio de Janeiro, o Porto do Açu, e os portos capixabas. Osório também conheceu os terminais 1 e 2 e o terminal multicargas do empreendimento.
— Esta ferrovia será importantíssima, pois será a principal forma de escoamento e abastecimento do porto no futuro. A extensão total é de 557 km — disse o secretário.
A ferrovia atenderá as necessidades dos portos da região metropolitana do Rio de Janeiro, de Itaguaí, do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj), em Itaboraí, de Macaé, de Barra do Furado e do Açu, no estado do Rio de Janeiro, e os portos capixabas Central, localizado em Anchieta, e de Vitória, na capital daquele estado.
— A princípio de cargas, ferrovia servirá para o transporte de cargas, mas o Governo do Estado pretende que ele sirva também para passageiros. Isto está sendo estudado no projeto — contou Osório.
A ferrovia é uma concessão federal, em parceria com os governos do Estado do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, que desenvolveram esse projeto, juntamente com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e também das prefeituras municipais, por onde passará a ferrovia.
Em sua visita, o secretário estava acompanhado do subsecretário estadual dos Transportes Delmo Pinho, do presidente do Detro Carlos Luiz Martins, do prefeito de São João da Barra José Amaro Martins de Souza, o Neco, do presidente da Prumo Logística Eduardo Parente, e do deputado estadual João Peixoto.
Neco afirmou que esses investimentos no Porto do Açu vêm em boa hora, uma vez que a região está ressentida com a crise econômica e com a falta de oportunidades e vagas de emprego.
— Com a crise que estamos passando nossa região, esses investimentos no Porto do Açu certamente darão oportunidade para que nossos munícipes tenham novas chances no mercado de trabalho — frisou o prefeito.
O prefeito de São João da Barra lembrou que, antes, a empregabilidade na região advinha das usinas de açúcar.
— Hoje, o Porto do Açu tem gerado seis mil postos de trabalho. Quanto mais pessoas estiverem trabalhando no Porto, mais fomento recebe nossa economia — concluiu.
Passagem por Campos para debater traçado
Em visita oficial à região Norte Fluminense, secretário de Estado dos Transportes Carlos Roberto Osório foi recebido, na parte da manhã, pela prefeita de Campos Rosinha Garotinho, secretários e assessores. Na pauta da reunião estava a mudança no traçado da ferrovia EF-118, que atenderá os estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, além de outros assuntos, como a duplicação de trechos da BR-101.
Sobre a construção da ferrovia o secretário afirmou que aguarda a publicação no Diário Oficial da União das datas das três audiências públicas que ocorrerão no Rio de Janeiro, em Campos e em Vitória.
— Essas audiências deverão ocorrer até o final desse semestre, uma vez que no início do segundo semestre haverá a publicação da licitação de construção da ferrovia — disse o Secretário.
Seis berços de atracação serão construídos
Após fechar um contrato com a Petrobras para contratação de serviços portuários, a empresa Edison Chouest pretende construir seis berços de atracação no Porto do Açu para atender as plataformas petrolíferas na Bacia de Campos. A assinatura do contrato ocorreu um ano depois da apresentação das propostas apresentadas em uma concorrência disputadíssima com empresas como Triunfo, BSM e CPVV (Companhia Portuária de Vila Velha-ES).
A base da Edison Chouest junto ao terminal 2 do Porto do Açu já está sendo construída e a empresa já ampliou o contrato junto a Prumo Logística Global por duas vezes, para que a empresa tenha mais área e mais comprimento de cais. Isso fará com que a empresa receba até 12 embarcações no Porto do Açu, contando com 13 km de cais e 10m de calado, cujo foco são as atividades de óleo e gás.
Fonte: Folha da Manhã