O Porto do Açu suspendeu a operação na unidade da FerroPort (joint-venture entre a Prumo e a Anglo American), devido a um problema no processo de transporte e beneficiamento da pasta de minério de ferro, e consequentemente o embarque de um navio que estava atracado no terminal 1.
Segundo informações obtidas pelo blog do Roberto Moraes, mais dois navios estariam aguardando atracamento no Porto do Açu para carregamento e exportação, porem falta minério na área de estoque de material seco.
A assessoria de comunicação da Prumo e Anglo American informou o seguinte:
“A Anglo American informa que realizou manutenções preventivas na planta de beneficiamento e no mineroduto do Sistema Minas-Rio na primeira semana de abril, conforme o programa de manutenção do ano.
A empresa esclarece que não há nenhum navio atracado no Porto do Açu, mas sim fundeado em alto-mar aguardando a realização do próximo carregamento de minério de ferro, previsto para o dia 13 de abril e de acordo com o cronograma de operação do empreendimento.”
As informações se contradizem , embora ambas confirmem que os trabalhos foram paralisados temporariamente para manutenção e os embarques suspensos.
A assessoria de comunicação não informou se o último embarque foi completado, e se esse seria o décimo terceiro ou décimo quarto embarque de minério, desde que a exportação passou a funcionar em outubro de 2014.
Fonte: Blog do Roberto Moraes