A terra dos Índios Goitacazes foi pioneira em receber iluminação pública na América Latina

Foto: camaracampos.rj.gov.br / ideias.org.br

Foto: camaracampos.rj.gov.br / ideias.org.br

Maior cidade do interior do estado do Rio de Janeiro, Campos é, também, o município com a maior extensão territorial. A cidade foi terra dos Índios Goitacazes e colonizada pelos portugueses em 1627, com a chegada dos “sete capitães”. Hoje (28), os campistas festejam seus 180 anos.

Campos pertenceu à capitania de São Thomé. Em 29 de maio de 1677, tornou-se a Vila São Salvador dos Campos. Sua elevação à categoria de cidade deu-se em 28 de março de 1835.

Na cidade, ainda encontra-se em funcionamento, Ao Livro Verde, a primeira livraria brasileira.

Iluminação pública – Dom Pedro II inaugurou em Campos dos Goytacazes, no ano de 1883, o primeiro serviço público municipal de iluminação, da América Latina. A cidade recebeu energia elétrica de uma termelétrica a vapor acionadora de três dínamos com potência de 52 KW, que forneceu energia para 39 lâmpadas de duas mil velas cada.

Importantes fatos históricos

Foi de Campos dos Goytacazes que partiram os primeiros voluntários para guerra do Paraguai, no ano de 1865, pelo vapor Ceres.

O movimento abolicionista propagava a luta pela emancipação dos negros e teve seu ponto alto em 1881, com a fundação da Sociedade Campista Emancipadora.

O maior expoente da causa abolicionista era o jornalista campista José Carlos do Patrocínio, conhecido como o “tigre da abolição”. Mesmo com todas as ações pelo tema, Campos foi a última cidade do país a aderir à abolição da escravidão.

Política

O estado do Rio de Janeiro foi comandado por vários campistas, como Nilo Peçanha, eleito pela primeira vez para o período de 1903 a 1906 e, pela segunda vez, de 1914 a 1917. Nilo Peçanha tornou-se vice-presidente do Brasil e assumiu o mandato, de 1909 a 1910, com a morte de Afonso Pena.

Atrativos naturais – A planície goitacá é banhada pelo Rio Paraíba do Sul. A riqueza natural de Campos encanta por sua fauna e flora riquíssima e diversificada.

As praias, lagoas, cachoeiras e áreas para ecoturismo são alguns dos atrativos visitados pelos turistas. Entre os destaques, as regiões do Imbé, Bela Joana, pico São Mateus, Pedra Lisa e Pedra do Baú, Rio Preto, a praia do Farol de São Thomé, Rio Donana, Lagoa de Cima e Lagoa Limpa são bastante procurados anualmente.

Patrimônio Arquitetônico

São muitos os prédios históricos de Campos que contam a história da cidade e da colonização do Brasil. Destacam-se:

Solar dos Airizes (situado na margem direita do rio Paraíba do Sul, próximo a Martins Laje, construído em meados do século XIX. Foi o primeiro imóvel de Campos tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional, em 1940 e serviu de inspiração e cenário para o escritor Bernardo Guimarães, autor do romance ‘A Escrava Isaura’, conhecido mundialmente)

Fonte: Jornal Terceira Via