Município tem 11 mil pontos de iluminação e trabalho se faz necessário em razão da instabilidade na rede de energia 

DSC_0021A secretaria de Obras e Serviços de São João da Barra vem promovendo a revisão da iluminação pública em todo município. O trabalho envolve troca de lâmpadas, reatores e relé, queimados em razão da instabilidade da energia que ocorreu no início do ano. Hoje são 11 mil pontos só em postes, sem contar iluminação em praças e refletores.

De acordo com o engenheiro responsável pelo serviço, Thiago Alvarenga Filho, a prefeitura vem cobrando da concessionária de energia elétrica a manutenção da rede de iluminação pública, apesar da justificativa do problema da queda de energia ter acontecido em Furnas.

“A rede de baixa tensão está em péssimo estado de conservação e a maresia em nossa região acaba oxidando os cabos elétricos, que muitas vezes acabam se rompendo sem que seja feita a substituição por parte da concessionária”.

O engenheiro esclarece que, em alguns casos, a solicitação dos moradores pode não ser atendida de imediato, em razão da necessidade do reparo na rede – como troca para 220 volts, que é a voltagem de trabalho de reator e lâmpada – por parte da concessionária para que a reposição possa ser realizada pela prefeitura.

“Estamos fazendo nosso trabalho de cobrar da Ampla a manutenção para podermos realizar nossos reparos, de acordo com as necessidades e atendendo aos pedidos da população”, explica.

Na sede do município e nas praias de Atafona, Grussaí e Açu o reparo foi executado em mais de 70%, não sendo descartada a volta da equipe ao local de acordo com a necessidade. Na região do quinto distrito o trabalho foi iniciado nas localidades de Cazumbá, Sabonete e Barra do Jacaré.

Também é realizado, de acordo com Alvarenga, o trabalho relacionado a lâmpadas que ficam acesas 24h, com averiguação antes do anoitecer.

Fonte: Secom-SJB