85206_48386_379_Open_Jam_Session

Foto: Divulgação

Centro Musical Cultural União dos Operários vai receber nesta quarta-feira, 18, a partir das 19h30, dentro do projeto ‘Quarta Cultural’, a ‘Jam Session’. Um evento direcionado a música.

A “Jam Session” contará com uma banda fixa (um trio), recebendo a participação de alguns convidados e músicos presentes, pois o foco da “Jam” é a improvisação e a criação momentânea. O Trio contará com a participação de Diogo Cintra (bateria), Estevão Andrade (Contrabaixo),o Giuliano Lima (Sax) e Vinícius Martins (Piano), lembrando que o intuito é não protagonizar a banda fixa (por isso a banda não terá um nome), pois, o objetivo é interagir com a participação do público (músicos) presente. 

De acordo com o músico Vinícius Martins, a ideia do evento surgiu através de uma pesquisa que o jovem músico está fazendo para a faculdade de música que aborda o tema “Improvisação” e a “Jam Session” está em total entrosamento com a arte da improvisação, criação.

– Partindo desse princípio andei refletindo sobre nossa cultura local referente a música, e achei muito pertinente trazer esse movimento musical para nossa cidade que tem como objetivo central a música instrumental, delimitando nos gêneros da bossa e jazz. O intuito é criar um ambiente digamos aconchegante para os músicos e ouvintes, portanto, procurei não dar nome a banda fixa para não protagonizar ninguém e para que os músicos presentes se sintam a vontade de participar dando uma “canja” -, disse.

Vinicíus destaca ainda que será um encontro de músicos e amantes da música a fim de fazer e apreciar essa proposta trazida para São João da Barra que é a música instrumental.

unnamed

Foto: Divulgação

O objetivo da “Jam” será direcionada a música instrumental, focada na improvisação, e terá a mistura de alguns gêneros como: Bossa, Samba, Choro, Jazz e Blues. Mistura essa que define o conceito do termo “Jam”, que em inglês significa “geleia”, “mistura”. Há que diga também que o termo “Jam” significa as iniciais: “Jazz After Midnight” (Jazz depois da meia noite), onde os músicos se encontravam para fazer música.

“A improvisação é a maneira mais profunda, na música, para se entrar em contato com a realidade no momento em que ela acontece.”

Keith Jarrett