Uma das festas religiosas de maior expressão no Norte e Noroeste Fluminense, a festa de Nossa Senhora da Penha, em Atafona, já tem a programação de shows ofertados pela Prefeitura de São João da Barra definida. E as atrações são sertanejas. No domingo, 12 de abril, o show fica por conta de Gabriel Gava. Já na segunda-feira, 13 de abril, dia dedicado à padroeira, após a procissão — em processo de tombamento como patrimônio cultural imaterial do estado do Rio — o show religioso é do padre cantor, e sertanejo, Alessandro Campos. A festa é realizada pela Irmandade de Nossa Senhora da Penha com apoio da Prefeitura. As informações foram confirmadas na manhã desta segunda-feira (17), pelo prefeito Neco.
A atração de domingo, o cantor Gabriel Gava deve levar ao público de todas as cidades da região que visitam Atafona durante os festejos da padroeira da localidade músicas que alavancaram a sua carreira, como “Máquina do Tempo” e “Fiorino”.
O show do padre Alessandro Campos — um dos mais elogiados na programação do verão em SJB — promete no repertório canções religiosas, como “O que é que eu sou sem Jesus?” e “Noite traiçoeiras”, além de clássicos do sertanejo de raiz, como “Telefone mudo”, Menino da porteira”, “No dia em que eu saí de casa”, entre outros.
Os shows locais e regionais de sexta (11) e sábado (12) e domingo (13) ainda serão definidos.
Programação Religiosa
O Oitavário de preparação para a festa de Nossa Senhora da Penha começa no dia 5 de abril, junto com a Páscoa – mais importante celebração do cristianismo. A preparação é realizada seguindo os festejos de Vila Velha-ES, onde Nossa Senhora da Penha também é a padroeira e festejada nos mesmos dias, e deu origem a devoção na praia de Atafona. De segunda a sábado, as missas do Oitavário acontecem às 19h.
No sábado (11), logo após a missa, a comunidade católica apresenta o Auto de Maria, com o tema da festa de 2015: Maria, Rainha da Paz.
O domingo (12) da Divina Misericórdia marca também o encerramento do Oitavário. A missa acontece às 9h e logo depois são celebrados os batizados. Às 15h, acontece a tradicional Procissão Fluvial, quando a imagem da padroeira é levada às águas do Rio Paraíba pelos pescadores. Na chegada, acontece a benção das embarcações e a coroação de Nossa Senhora. À meia-noite, uma queima de fogos marca a chegada do grande dia festivo.
A segunda-feira (13), dia maior dedicado a Padroeira Nossa Senhora da Penha, a programação religiosa começa às 6h, com a alvorada festiva. Às 10h, o bispo diocesano dom Roberto Ferrería Paz celebra a missa solene, que nos últimos anos têm reunido mais de 2 mil fiéis.
Sempre às 17h, a procissão de Nossa Senhora da Penha é acompanhada por milhares de devotos, vindos de diversas partes do país. O cortejo com 21 andores ornamentados passa pelas principais ruas de Atafona. A caminhada leva em média quatro horas. É uma das maiores demonstrações de fé das regiões Norte e Noroeste Fluminense. A procissão será recebida por uma grande queima de fogos e, logo depois, Nossa Senhora da Penha será coroada.
Fonte: Blog do Arnaldo Neto – Folha da Manhã