A equipe da secretaria de Educação e Cultura de São João da Barra participou no fim do mês passado do II Seminário Estadual do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic) – Rio de Janeiro, que teve como tema “Formação continuada de professores: interdisciplinaridade no contexto das políticas públicas da alfabetização infantil”. O evento reservou gratas surpresas ao município. O livro “Educação em Movimento: Artigos e relatos de experiências do Pacto Nacional para a Alfabetização na Idade Certa no Rio de Janeiro em 2014”, composto por 18 artigos e 22 relatos das atividades desenvolvidas pelo Pnaic foi lançado na oportunidade. Entre artigos, análises das formações, entre outros assuntos, seis relatos de experiência publicados foram escritos por 15 professores da rede municipal de ensino.
O II Seminário Estadual do Pnaic teve como objetivo socializar e apresentar pesquisas, ampliar debates, trabalhos, estudos, avanços e desafios na alfabetização infantil e na formação continuada dos professores, tendo em vista as metas propostas pelo PNAIC no segundo ano de vigência, apresentando como eixo a interdisciplinaridade. Entre os participantes, estiveram a secretária de Educação e Cultura de São João da Barra, Leide Cristina Soares Fernandes, e outros representantes do município, como a coordenadora local, Érika Alves, as orientadoras de estudos Edwirges Pereira, Máxima Santos e Wanessa Vilella.
O evento teve a participação da equipe da coordenação, supervisores e formadores do Pnaic/UFRJ e profissionais dos sistemas públicos de ensino, como coordenadores locais, orientadores de estudos e professores alfabetizadores dos municípios das escolas públicas que participam do Pnaic, com o público médio de1000 participantes por dia.
A secretária de Educação Leide Cristina destacou a valorização do município durante o seminário. Segundo ela, a coordenação do evento disponibilizou, inclusive, um número maior de exemplares do livro. “Tivemos experiências de relato de 15 professores da rede municipal de ensino. A coordenação do seminário tinha disponibilizado seis livros para o município: um para mim, um para a coordenadora local e quatro para os orientadores de estudos. No entanto, ao constatar o comprometimento de São João da Barra com os objetivos do Pnaic, nos disponibilizaram mais 15 exemplares, um para cada professor autor dos relatos. Faremos uma solenidade para entrega desses livros aos professores”, explicou Leide Cristina.
A coordenadora Érika Alves ressaltou os números da equipe do Pnaic sanjoanense, destaque na publicação de relatos no livro de todo estado. “O município de São João da Barra teve seis relatos de experiência publicados, que foram escritos por 15 professores da rede municipal de ensino. Desta forma, fomos o município do Norte/Noroeste fluminense com mais trabalhos contemplados”, afirmou Érika.
O município de São João da Barra, na aposta das propostas do Pnaic, incentivou a participação da coordenadora local e dos orientadores de estudos no seminário estadual, durante os três dias do evento.
Metas do Pnaic — O Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa tem como meta promover a alfabetização até os oito anos de idade, quando a criança deverá estar cursando o 3º ano do 1º segmento do ensino fundamental. O município de São João de Barra aderiu ao programa em 2012 e hoje conta com quatro orientadoras que auxiliam na formação dos professores das turmas de alfabetização (1º ano). O objetivo é a alfabetização em Língua Portuguesa e Matemática de todas as crianças das escolas municipais e estaduais brasileiras.
Para alcançar a meta, o programa aposta na integração de diversas ações e diversos materiais que contribuem para a alfabetização. Entre elas, o compartilhamento da gestão do programa entre Governo Federal, estados e municípios e a orientação de garantir os direitos de aprendizagem e desenvolvimento, a serem aferidos pelas avaliações anuais.
Para que os professores alfabetizadores possam conduzir o programa, é investido na formação continuada, presencial, com foco na alfabetização. A equipe do Pnaic atua ainda para incentivar a participação dos professores no curso de formação, além da mobilização da sociedade e da comunidade escolar.
Info:
Relatos publicados
Os impactos do Pnaic nas salas de educação infantil: a experiência de professores ouvintes
Professora Emiliana Espírito Santo da Lapa
Escola Municipal Amália Soares de Almeida
Relato de experiência desafio matemático – Circuito Matemático
Professoras Joana Mothé de Castro Manhães, Gláucia de Almeida Cunha e Oliveira Torres e Luciana Longo de Azeredo
Escola Municipal Amaro de Souza Paes
O resgate das atividades lúdicas nas séries iniciais do ensino fundamental
Professoras Heidy Domingues Fernandes, Aline Gomes Valentim e Denise do Espírito Santo Carvalho de Souza- Escola Municipal João Flávio Batista
Relato de experiência – Brincando com a matemática –
Professora Graziele da Silva Nunes Reis
Escola Estadual Municipalizada João da Silva Ribeiro
Relato de experiência sobre o dia do desafio matemático
Professoras Claudiana Costa Nogueira, Flávia Ribeiro Barreto e Arizete Manhães de Azevedo
Escola Municipal Chrisanto Henrique de Souza
Dia do desafio
Professoras Cristiani Campinho Freitas Aguiar, Maria do Rozário Melo Roberto de Assis Berto, Lílian Mara Oliveira dos Santos e Júlia Fernanda Pereira Carvalho
CIEP 265 Municipalizado Professora Gladys Teixeira
Fonte: Secom – SJB